sábado, 28 de junho de 2008

Formandos em Foco: ações locais, mudanças globais

Turma 303 - Pátio interno da ETE 25 de Julho -
Atualmente, assuntos de responsabilidade social estão na pauta das discussões de atores sociais, tanto relacionados à gestão pública como na vida dos negócios em geral. Aqui o foco recai sobre a pública. Considerando que a gestão pública, é pública, justamente, porque pertence a todos, e que todos somos parte de uma cultura e de uma teia de relacionamentos, à medida que os grupos sociais criam atitudes, identidades, crenças e valores dentro de determinados padrões culturais, então a questão é essencialmente cultural. Isso resulta numa construção social heterogênea, ou seja, há energias sociais procurando identidade dentro da diversidade.
É, justamente, o poder interior de cada pessoa, de cada gestor público, que faz a interface entre o mundo exterior e o mundo interior. Como nos sugere Frei Betto, os valores mudam as pessoas e, se mudando, as pessoas mudam o mundo. Dessa forma, acreditamos que a educação pode ajudar na compreensão sobre o mundo, em como lidar com as mudanças deste final/início de milênio, oportunizando o desenvolvimento do potencial humano das pessoas envolvidas no processo. E, para isso ter impacto social, necessitamos de uma sociabilidade rica em relacionamentos de confiança e reciprocidade, de acesso à informação, de diálogo.
Que valor tem tais “valores”?
Eles dão sentido à vida, dão significado as formas como as pessoas se experimentam a si mesmo, do conteúdo que atribuem a seu próprio valor. O que podemos refletir sobre a pobreza, as desigualdades extremas, a destruição ambiental, a corrupção e a exclusão social presentes em nível mundial? Somos desafiados a formular outro tipo de desenvolvimento. E a educação é uma das formas que o sujeito adquire condições de participar da sociedade de modo consciente, inteligente, crítico e criativo, podendo se expressar no reconhecimento dos direitos humanos.

1 Comentários:

Às 16 de setembro de 2008 às 16:05 , Blogger borboleta colorida disse...

muito interessante o teu comentário,sabemos que a única saída para mudar as mentes é através da educação que faz o aluno pensar e saber construir o seu pensamento.Sabendo argumentar com fundamentação ele ajudará a modificar o contexto social.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial