sábado, 30 de agosto de 2008

ENEM - Prova para a vida


Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega neste ano à sua 11ª edição consolidado como a maior avaliação do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo. Embora a participação seja voluntária, o Enem vem atraindo um número cada vez maior de concluintes e egressos do ensino médio.
Em 2007, foi registrado recorde de inscritos (3.568.592) e participantes (2.738.610). Neste ano, o Enem será aplicado em cerca de 900 municípios espalhados por todo o País. A democratização do Exame é um dos sinais mais evidentes da revolução educacional que está em curso no Brasil.
O interesse e a participação cresceram na medida em que o Enem passou a ser reconhecido com um passaporte para a entrada no ensino superior. Já são mais de 500 instituições que utilizam os resultados do Enem em seus processos seletivos.
No entanto, o impulso definitivo para a sua massificação veio em 2004, quando o Ministério da Educação instituiu o Programa Universidade para Todos (ProUni), que democratiza o acesso à educação superior ao garantir bolsas de estudo para alunos de baixa renda com bom desempenho no Enem.
A sua visibilidade pública aumentou consideravelmente nos últimos três anos, quando o Inep passou a divulgar as médias dos alunos por escola, por município e por unidade da Federação.Esta iniciativa teve como intuito promover maior responsabilização de todos os atores envolvidos no processo educativo pelos resultados da aprendizagem (gestores das redes de ensino, diretores de escola, professores, pais e os próprios estudantes). Serve, ainda, para alertar e mobilizar a sociedade para o grande desafio da melhoria da qualidade do ensino.
Ao completar mais de uma década, o Enem já conquistou o respeito da comunidade educacional. Há consenso entre os educadores e pesquisadores brasileiros quanto a sua importante contribuição como um dos instrumentos de avaliação do desempenho dos estudantes, individualmente, e do sistema de educação básica, como um todo. A consolidação do Enem contribuiu, ainda, para induzir e apoiar a reforma do ensino médio, em conformidade com as diretrizes e parâmetros curriculares nacionais fixados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Finalmente, o Enem criou uma referência para os requisitos de desempenho desejáveis ao término da escolaridade básica no Brasil, tal como define a LDB.
Leia mais acessando o site:
http://www.enem.inep.gov.br/index.php?skin=Cinza&option=com_frontpage&Itemid=1

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial