22. COMO SERÁ ELABORADA A PROPOSTA DE TEMA PARA A REDAÇÃO DO ENEM?
A proposta para a redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir dos subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social e cultural, em uma tarefa identificada como uma situação-problema.
23. COMO SERÁ FEITA A CORREÇÃO DA REDAÇÃO?
As redações são corrigidas com base nas cinco competências do Enem, específicas para redação e produção de texto:
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo;
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação; e
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.
A redação que não atende à proposta solicitada (competência II: tema/tipo de texto dissertativo argumentativo) é avaliada como “Fuga ao Tema” ou “Não é dissertação” e recebe o conceito D (desconsiderada).
Textos identificados (assinados) pelo participante são classificados como “Identificação do candidato”.
A redação em branco ou com menos de 7 linhas escritas recebe o conceito
B (em branco), significando que “Não há texto”.
A redação com impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação recebe o conceito “Não há texto” ou A (anulada).
Em todos esses casos é atribuída nota zero às redações.
24. COMO SERÁ CALCULADA A NOTA DA REDAÇÃO?
Cada competência é avaliada por quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis 1, 2, 3 e 4. Esses níveis são representados por pontos, respectivamente, 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0.
A nota global da redação é dada pela média aritmética simples das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.
Cada redação é corrigida por dois Corretores, de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro. Caso haja discrepância de cinco pontos no total dos pontos atribuídos às Competências (para cada competência são atribuídos pontos que variam de 2,5 a 10,0) ou caso a redação seja simultaneamente “pontuada” e “desconsiderada” pelos dois Corretores, o texto é submetido, então, a um terceiro Corretor. Nesse caso, a pontuação do terceiro Corretor é soberana em relação às atribuídas pelos outros dois. Quando a discrepância das notas entre os dois Corretores é inferior a 5,0 (cinco) pontos, é atribuída à redação a média das duas notas.
ATENÇÃO!
A redação será desconsiderada se você fugir ao tema ou à estrutura definidos previamente. Também será desconsiderada se você identificar a redação com a sua assinatura.
Para saber mais acesse:http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=83&Itemid=125#26 Acesso em 095 de maio de 2009.