quarta-feira, 29 de julho de 2009

Simulado do novo Enem


Um quarto das questões objetivas do novo Enem serão especificamente de Matemática. Isso porque a matéria é a única a integrar sozinha uma das quatro grandes áreas em que a prova está dividida. Assim, ao menos 45 das 180 perguntas do Enem serão apenas de matemática - a matéria, portanto, será a de maior peso na prova.

Nas outras três áreas - Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas -, as questões envolverão mais de uma disciplina. Desse modo, a prova de linguagens trará questões de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física e Comunicação. A de Ciências da Natureza terá Química, Física e Biologia. Já a de Ciências Humanas será composta por História, Geografia e Sociologia.
O diretor de avaliação da Educação Básica do Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem), Héliton Tavares, avisa: "o número de questões envolvendo Matemática deve ser ainda maior que um quarto, graças ao fato de o Enem ser um exame com questões interdisciplinares. Um exemplo são perguntas de Física e Química que exijam conhecimentos matemáticos". Um quarto das questões serão diretamente ligadas à Matemática.
Nos anos anteriores, o programa não tinha divisão por matérias - a interdisciplinaridade já era a marca mais forte do Enem -, o que, segundo Tavares, dificulta uma comparação entre as edições.
Uma boa dica é recorrer às provas anteriores do Enem, disponíveis no site http://historico.enem.inep.gov.br.

Outra novidade do Enem são os temas pouco comuns em outros exames, como História da África e Educação Física. Mas, quanto a eles, o recado dos professores é tranquilizador: não haverá cobrança de conteúdo específico, as questões devem ser contextualizadas.

Héliton Tavares, do Inep, confirma que não haverá cobrança de datas. Sobre o conteúdo, diz não haver novidade nos temas exigidos - que se baseiam no programa estudado no ensino médio.


Fonte: Folha de São Paulo, 28/07


Ministério da Educação promete divulgar simulado do novo Enem
Inep deve disponibilizar prova a partir da meia-noite desta quarta. Exame terá 180 perguntas, mas simulado trará somente 40.
O Ministério da Educação (MEC) promete divulgar nesta quarta-feira (29) um simulado do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em vez das 180 questões de múltipla escolha do Enem, o simulado terá somente 40 testes. Serão 10 de cada uma das quatro áreas de conhecimento que farão parte do exame: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Confira matéria completa no link: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1246376-5604,00.html

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial