sábado, 8 de agosto de 2009

neurocientista Miguel Ângelo


10 de junho de 2009
Conferência com Miguel Nicolelis emociona o público
Miguel Nicolelis - um dos maiores cientistas da atualidade

Como é possível utilizar a ciência como agente de transformação social? Na conferência realizada no dia 09 de junho (2009) no Teatro Tuca, São Paulo, em comemoração aos sete anos da revista Scientific American Brasil, o neurocientista Miguel Nicolelis deu uma aula de como cientistas brasileiros, radicados no exterior, podem contribuir para o desenvolvimento econômico e sociocultural de seu país natal.

Além de dissertar sobre os avanços e descobertas da ciência, mostrando exemplos de experimentos realizados com primatas e camundongos, ao longo de sua experiência como professor titular de neurobiologia e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos, Nicolelis conseguiu emocionar as mais de 600 pessoas presentes com a apresentação de um documentário que mostra o trabalho realizado pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), do qual ele é idealizador e diretor.

Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o IINN-ELS contribui para o processo de minimização das desigualdades sociais e econômicas entre as diferentes regiões do país, descentralizando a produção e a disseminação do conhecimento, e tornando a educação científica qualificada acessível à crianças e jovens do ensino público da região.

Em atividade desde 2003, o IINN-ELS integra atualmente dois centros de pesquisas em neurociências (Natal e Macaíba – RN); uma escola de educação científica, com duas unidades (Natal e Macaíba), para 1000 crianças e jovens de 11 a 17 anos de escolas públicas da região; e um Centro de Saúde voltado aos cuidados materno-infantis em Macaíba.

Nas palavras do editor da revista Ulisses Capozzoli "não haveria melhor forma de se comemorar o aniversário de Scientific American Brasil".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial